Global. Os acidentes na indústria de processos estão principalmente relacionados com procedimentos não frequentes, que podem ter resultados catastróficos quando realizados incorretamente. Em 50% desses acidentes, a principal causa é a operação incorreta das válvulas de isolamento manual. Para evitar tais acidentes, protegendo as pessoas, meio ambiente e ativos da empresa, recomenda-se o uso de intertravamentos de válvulas.
Os intertravamentos de válvulas são usados principalmente em válvulas de alívio de pressão. Em muitos casos, estas válvulas são trocadas apenas uma vez por ano. Durante este procedimento, é de enorme importância manter um alívio da pressão. As válvulas de bloqueio que isolam a válvula de alívio sobressalente devem ser abertas antes das válvulas alvo de manutenção serem fechadas. Para evitar erros, os intertravamentos são instalados nessas válvulas.
Além desse uso mais comum, os intertravamentos podem ser aplicados com sucesso em: operações de pigging, altamente perigosas pelo contato com gases a alta pressão; sistemas de gás inerte usados em navios; linhas flare, onde é essencial que todas as válvulas permaneçam abertas durante a produção para liberar pressão; purga de caldeiras, que necessitam dos intertravamentos para assegurar a abertura de uma válvula de drenagem de cada vez; entre outros.