As empresas Gerdau, Sumitomo Corporation e The Japanese Steel Works (JSW) vão formar uma joint venture com o objetivo de produzir peças para a indústria eólica a partir de aços especiais, um setor com alto potencial de crescimento. O empreendimento será na usina da Gerdau em Pindamohangaba (SP), no Brasil, e fornecerá aços especiais para a produção de peças (eixo principal, rolamentos da pá e rolamento da torre) para torres de geração de energia eólica.
Esta iniciativa pretende elevar a competitividade das operações pela simplificação destas e das estruturas internas, da modernização da cultura empresarial, da reavaliação do potencial de rentabilidade de ativos e do desenvolvimento de novas oportunidades de negócio.
A joint venture formada pelas empresas acima referidas vai ter um investimento de R$ 280 milhões para aquisição de equipamentos e produção. A união entre estas empresas permitirá a produção de peças para o setor da energia eólica que servirão para a construção de novos parques eólicos no país. Além destas peças, também haverá produção de cilindros para a indústria do aço e alumínio.
A Gerdau é uma empresa dedicada aos aços longos, tanto na América do Norte como na América do Sul, fornecendo também aços especiais em todo o mundo. No Brasil, produz ainda aços planos e minério de ferro.
A Sumitomo Corporation e a The Japanese Steel Works (JSW) são empresas japonesas que atuam no mercado da energia eólica, com tecnologias de produção de peças para o mesmo mercado.