Juntas metálicas versus juntas de borracha

Global, Índia. As juntas de dilatação são acessórios essenciais para garantir que um sistema de tubulações não apresente sobrecarga em seus encaixes. Além disso, estas juntas são responsáveis por proteger o anel de vedação, podendo ser encontradas em borracha ou metal.
Na sua versão em borracha, as juntas de dilatação são conectores flexíveis fabricados em elastômeros sintéticos ou naturais, ou mesmo em tecido. Podem contar ainda com um reforço em seu interior feito em metal. Esta versão visa diminuir a pressão e tensão decorrente da vibração mecânica e de mudanças de temperaturas.
Por outro lado, temos a versão metálica que são os foles flexíveis ou outros elementos feitos em metais finos, geralmente em aço inoxidável. Também servem o propósito de contornar o impacto mecânico e a dilatação térmica.
Em relação a qual dos dois tipos é mais eficiente, as juntas de dilatação metálicas tendem a ser mais usadas e preferidas, pois suportam maiores intervalos de pressão e de temperatura. No entanto, vale avaliar qual o melhor tipo, pois os fabricantes costumam disponibilizar vários modelos de cada um de acordo com as necessidades específicas de suas aplicações.
Previous articleWES Team supports Naval Platform
Next articlePolskie takes decisions for projects under LNG program