Reino Unido. A empresa Rotolok, com sede na Inglaterra e filiais em outros países, como os Estados Unidos, e produtora diversos tipos de válvulas, obteve no início de 2018 a aprovação e certificação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o fornecimento de válvulas rotativas na fabricação e processamento de laticínios, alimentos e produtos químicos dentro do país norte-americano e devendo seguir normas e processos sanitários rigorosos para aplicação nesses segmentos.
Seu projeto foi especialmente desenhado para que pudesse ser utilizado em processos que requerem atenção a possíveis contaminações, sendo o aço inoxidável escolhido para a sua confecção, dado que este material é ideal para equipamentos desse tipo e que requerem constante limpeza e higienização. Fabricada em aço inoxidável 316 e com um acabamento polido de com grão 150, a superfície de contato da válvula rotativa garante que não haja nenhum ponto de depósito em sua extensão e que o produto possa fluir tranquilamente por ele.
Além disso, o equipamento em aço inoxidável possui um mecanismo de deslizamento, permitindo a fácil remoção do rotor do corpo da válvula rotativa. Este mecanismo implantado também auxilia na redução do tempo de inatividade da máquina, bem como no tempo necessário para o processo de limpeza e manutenção do rotor e das partes internas da válvula.
A Rotolok é uma empresa inglesa, com filiais na África, Ásia e América, que atente as indústrias de geração de energia, química, processamento de alimentos, farmacêutica, mineração e plástico com válvulas rotativas, válvulas de controle e outros produtos.