Dentre as matérias-primas mais usadas a nível mundial encontra-se o aço. O produto faz parte dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da civilização moderna, uma vez que se encontra tanto em grandes estruturas como em pequenos utensílios. Deste modo, este material apresenta elevada importância na economia mundial, sendo os seus maiores produtores nações de primeiro mundo ou em crescimento econômico.
A China lidera a produção mundial de aço. Em 2015, produziu 803,8 milhões de toneladas desta matéria-prima. Seguindo-se o Japão que, em 2015, produziu aproximadamente 105,2 milhões de toneladas desta matéria-prima. A Índia surpreendentemente, em 2015, ultrapassou a produção de aço dos Estados Unidos da América. Este país produziu 89,6 milhões de toneladas de aço, mais 12 milhões de toneladas do que os EUA (78,9 milhões de toneladas de aço).
Para fortalecer a presença dos países do extremo oriente entre os maiores produtores de aço, seguindo a produção dos EUA encontra-se a produção da Coreia do Sul. Esta é seguida pela produção de aço da Rússia, Alemanha, Turquia, Brasil e Ucrânia.
O Brasil, apesar de se encontrar numa posição agradável entre os 10 maiores produtores mundiais de aço, poderá encerrar 2016 com uma diminuição de 1% do aço bruto produzido. Desde 2014, a crise econômica que afeta diretamente a indústria tem afetado o mercado. No entanto, segundo o Aço Brasil, o país poderá vir a aumentar significativamente (2,3%) o volume de aço exportado.