A Metso participou da manutenção do parque de válvulas de uma grande empresa industrial latino-americana e executou trabalhos de manutenção a 132 válvulas em apenas 12 dias.
Além dos reparos preestabelecidos, foi ainda efetuado o upgrade da automação dos equipamentos instalados.
A otimização foi levada a cabo com a ativação de posicionadores inteligentes, modelo ND9000. Com a instalação, os dispositivos fabricados pela Metso passaram a enviar informações sobre o funcionamento do parque de válvulas via internet, o que possibilitou aos especialistas da companhia a realização de análises preditivas dos equipamentos reparados.
A maior parte das válvulas foi enviada para o Centro de Serviços da Metso, em Sorocaba, sendo enviado ao cliente um reporte diário do avanço da manutenção de cada uma das peças durante o período do deslocamento. Por seu turno, a empresa montou um sistema de fiscalização regular para acompanhar o reparo dos equipamentos a decorrer em Sorocaba.
A característica principal do projeto foi o curto prazo para realização dos trabalhos, que só foi cumprido graças ao apoio dos técnicos do centro de abastecimento e à cooperação de especialistas de outras filiais. A operação, na verdade, envolveu vários setores da companhia para colaborar na manutenção das válvulas despachadas para o Centro de Serviços de Sorocaba.
A Metso atua nos setores de mineração, agregados, reciclagem, petróleo, gás, celulose, papel e indústrias de processos.
As ações da Metso estão listadas na NASDAQ OMX Helsinki, Finlândia. Em 2015, as vendas líquidas da Metso alcançaram 2,9 bilhões de euros e a empresa abriu cinco novos centros de serviços de válvulas, onde oferece serviços de controle de fluxo em mais de 40 centros de serviços no mundo. Os serviços cobrem válvulas, atuadores, dispositivos inteligentes e bombas. A Metso emprega mais de 12.000 especialistas em 50 países.