Foi concluída na RPBC – Refinaria Presidente Bernardes – em Cubatão, São Paulo, uma manutenção em válvulas de tambor de coque DeltaValve, pioneira no Brasil.
O trabalho decorreu durante uma parada de manutenção da refinaria em junho de 2013 e foi realizado pelo coordenador de serviços da Fluxo, Luiz Fernando Amorim, e uma equipe de seis colaboradores, com o apoio do especialista Stan Randle, da Curtiss Wright.
A manutenção, realizada em duas válvulas de fundo, incluiu a remoção da saia e das tubulações de vapor, movimentação e desmontagem, substituição das vedações de processo, montagem e reinstalação das DeltaValves e periféricos.
Por ser a primeira vez que este tipo de trabalho foi efetuado no Brasil, a Fluxo já vinha se preparando para este importante trabalho desde o início de 2013, para o qual tinha: contratado o coordenador de serviços Luiz Fernando Amorim; promovido a capacitação de dois funcionários da Curtiss Wright em Houston; e realizadovárias visitas e reuniões de planejamento com os especialistas da Curtiss Wright para assegurar que os serviços fossem realizados devidamente e dentro do prazo estabelecido.
Apesar de alguns imprevistos na RPBC, a equipe conseguiu concluir com êxito o reparo em apenas 16 dias, antes do que havia sido planejado inicialmente.
No mês de setembro, a equipe da Fluxo, agora mais preparada após as dificuldades do trabalho na RPBC, levou a cabo um desafio ainda maior: a manutenção de mais quatro válvulas de tambor de coque na parada para manutenção da REVAP – Refinaria Henrique Lage – em São José dos Campos, São Paulo, que envolveu quatro válvulas reparadas em apenas 15 dias.
Neste último serviço, a Fluxo trabalhou com 20 pessoas, em dois turnos.
A Fluxo, que assinou no início do ano um contrato de exclusividade com a Curtiss Wright, é uma empresa brasileira fundada nos anos 70 que fornece soluções sob medida ao mercado internacional nas áreas de medição, automação e controle na transferência, processamento e armazenagem de fluidos.