Global. Antes da execução das tarefas habituais de manutenção nas tubulações de aviação, o mecânico encarregado do serviço precisa identificar corretamente os tipos de materiais e áreas onde estão, ou devem ser, instalados. Todas as tubulações são identificadas por códigos pelos fabricantes de aeronaves (motor, hélices e acessórios) garantindo que, ao substituir estes componentes, o mecânico possa determinar com maior facilidade com que materiais ele está trabalhando.
Ligas de alumínio ou aço podem ser facilmente detectadas a olho nu, mesmo sem ter uma experiência muito vasta, ou apenas mediante o contato visual no quotidiano. Da mesma forma, apenas mediante observação destes materiais é possível associá-los ao local onde estão, ou serão, instalados. No entanto, a identificação de materiais como o aço carbono, aço inoxidável ou uma liga de alumínio 1100 é bastante mais difícil. Para estes casos, é necessário efetuar um teste em uma amostra recolhida do material para determinar a dureza. Estes testes são efetuados mediante ferramentas como limas ou riscadores. É ainda possível fazer testes em campo, durante a atividade, através de um imã para distinguir o aço inoxidável do ferroso.
A numeração da liga encontra-se impressa na superfície das grandes tubulações de liga de alumínio, enquanto tubulações menores podem estar associadas a uma tabela de cores com uma codificação pré-definida.
Os sistemas hidráulicos e pneumáticos de uso geral no sistema das aeronaves estão associados ao uso de pressões médias ou baixas e 1.000 a 1.500 PSI. As linhas de óleo e combustíveis que suportam estas pressões são fabricadas em ligas de alumínio 2024T ou 5052-O, e também podem ser fabricadas em 3.000 PSI. As ligas de alumínio 2024T ou 5052-O são frequentemente usadas na elaboração de flanges, caso no qual a fabricação é feita mediante ferramentas de uso manual, devido à macieza destas ligas. Toda a liga de alumínio, quando manuseada, exige algum cuidado para que não ocorram mossas, cortes e arranhões que poderão deixar o material suscetível à corrosão posteriormente. A tubulação de aço resistente à corrosão é amplamente usada em sistemas hidráulicos de alta pressão, para a operação do trem de pouso, flaps, freios e outros sistemas semelhantes. As linhas de freio externas deverão ser de aço para resistência à corrosão e para diminuir a ação de possíveis estouros de pneus que causariam o seu rompimento, detritos na pista no momento da decolagem, etc.