Em junho de 2014, a fornecedora de aço ArcelorMittal, renovou o contrato para a manutenção de válvulas automáticas e de segurança da unidade de Tubarão, em Vitória (ES), projeto que englobou técnicos da Metso no local, responsáveis por monitorar, inspecionar, calibrar e planejar recursos para manutenção de cerca de 700 válvulas automáticas e 900 válvulas de segurança. A parceria já fora iniciada em 2001 e continua a todo vapor.
Ferramentas inteligentes permitem à Metso monitorar e analisar o estado das válvulas de processo da usina por todo o ciclo de operação, evitando paradas desnecessárias na unidade de Tubarão. As tecnologias de análise da Metso são essenciais na hora de determinar a necessidades de reparos. Com estas a usina é capaz de monitorar a condição e o estado da válvula enquanto esta executa sua função no processo, evitando os métodos convencionais de planejamento de paradas na planta.
Atualmente, a ArcelorMittal conta com cerca de 282 válvulas com posicionadores inteligentes ND9000 instalados em válvulas críticas de processo. Desligamentos dessas válvulas podem ser altamente dispendiosos e a Metso trabalha com o objetivo de evitar este tipo de perda.
O Grupo ArcelorMittal é o maior fornecedor mundial de aço e produtor mundial de minério de ferro. Com mais de 230 mil funcionários, está presente em mais de 60 países na África, Ásia, Europa e nas Américas, e conta com operações industriais em cerca de 20 países. Em 2013, a receita bruta da ArcelorMittal atingiu US$ 79.400 milhões. A empresa produz 91,2 milhões de toneladas de aço e 58,4 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
A Metso oferece uma linha exclusiva e completa de válvulas de controle, partida/parada para aplicações críticas e convencionais, além de válvulas ESD para as indústrias de petróleo e gás. Possui soluções e serviços de ponta para melhorar a disponibilidade e a confiabilidade no processamento de minerais e controle de vazão, proporcionando melhorias no processo e lucro sustentáveis. A Metso emprega cerca de 16.000 profissionais em 50 países.