Alemanha, Brasil. Para completar a sua linha de válvulas borboleta, o Grupo KSB lançou a nova válvula borboleta bi-excêntrica Aporis com elemento de vedação de elastômero. Este produto é usado em aplicações onde grandes volumes de água precisam ser transportados e fechados de forma confiável.
As aplicações incluem sistemas de transporte de água, tratamento de água ou em grandes circuitos industriais de refrigeração. A válvula está disponível com os comprimentos especificados na norma EN 558/ISO 5752, Série 14, e em tamanhos nominais DN 300 a DN 2000. A pressão de operação máxima permitida é de 16 bar. A temperatura de fluido padrão varia entre 0 e 85 °C.
Os discos e corpos das válvulas são feitos de EN-GJS-400-15 revestido com epóxi. Duas hastes de aço inoxidável mantêm o disco da válvula na posição. A transmissão de torque da haste de atuação para o disco de válvula é assegurada por uma união de chaveta. Nenhuma das hastes entra em contato com o fluido, pois estão cercadas por mangas de proteção vedadas. O corpo flangeado com faces elevadas apresenta pés de suporte integrados que facilitam o manuseio e armazenamento de válvulas.
Graças aos flanges superiores padronizados de acordo com a norma ISO 5211, é possível combinar a válvula com uma série de atuadores manuais, elétricos, pneumáticos e hidráulicos.
O KSB é um grupo alemão que atua no ramo de bombas e válvulas utilizadas nos equipamentos para abastecimentos, drenagem de águas servidas e pluviais, esgoto sanitário e pressurização. Atua no mercado brasileiro desde 2005, em sua unidade instalada em Jundiaí, São Paulo.