Aker Solutions introduz um novo atuador elétrico submarino rotativo qualificado. O sistema possibilitará economias de custo no topside e para umbilicais.
A importância do controle elétrico de válvulas submarinas é cada vez maior em sistemas de produção submarina e especialmente em sistemas de separação ou impulsão avançados. O atuador elétrico é usado para operar válvulas submarinas para controlar fluidos de processos em ambos sistemas de processo e produção. Por exemplo, a estação de compressão submarina Åsgard já conta com alimentação elétrica e a atuação elétrica será uma importante tecnologia em nossos esforços para fornecer soluções modulares econômicas a partir de então.
A Aker Solutions criou em 2013 o programa de desenvolvimento El-drive. O principal objetivo era aumentar a competência da Aker Solutions e desenvolver produtos e tecnologia dentro da atuação elétrica para as próximas entregas de sistema. O programa tinha dois objetivos principais:
– Desenvolver uma estrutura de blocos de construção modulares (plataforma) que pudesse ser utilizada para desenvolver produtos específicos para atuação elétrica de válvulas submarinas.
– Demonstrar a plataforma ao desenvolver a tecnologia de atuador elétrico submarino que pudesse ser utilizada em sistemas de produção submarina (SPS) e soluções de sistemas de processo.
A primeira etapa do programa El-drive está agora concluída com o lançamento de dois tipos de atuadores elétricos. O drive direto de 400 VCA é um atuador para serviços pesados que pode realizar operações de válvula de controle contínuas, enquanto o sistema movido a bateria de 24 VCC é dedicado a válvulas não contínuas, como válvulas de isolamento.
O atuador elétrico rotativo instalável de forma permanente da Aker Solutions pode ser instalado e usado para operar válvulas submarinas com um ROV ISO13628-8 de interfaces classe 4 em ambos sistemas de processo e em sistemas de produção submarina.
O design do atuador elétrico vai além de aplicações de atuador elétrico padrão. O sistema completamente elétrico possibilitará economias de custo no topside e para umbilicais. Ele também proporcionará oportunidades para maior redução de custos e um SPS mais flexível em comparação com sistemas eletro-hidráulicos convencionais.