Global. O aço inox contribui para a geração e conservação de energia elétrica das mais diversas matrizes, pelo que viabiliza a concepção de turbinas, rotores, reatores, exaustores e aquecedores solares mais eficientes, com menor peso e maior durabilidade.
Nas usinas eólicas brasileiras, 85% das quais concentradas na região Nordeste, o aço inoxidável dúplex 2205 tem sido usado para unir as pás das turbinas. Com baixo percentual de níquel na composição química, esses aços apresentam um limite de escoamento superior, permitindo a concepção de projetos com espessuras menores e com maior resistência à corrosão.
Na modalidade hidrelétrica, um exemplo de utilização do aço inoxidável é a usina de Belo Monte, no Pará, a terceira maior central hidrelétrica do mundo. O rotor da turbina hidráulica, fabricado em aço inox 304, possui cinco metros de altura por 8,7 metros de largura e pesa 320 toneladas. O aço inox contribui para a maior vida útil da estrutura com menor tempo de manutenção.
Nas usinas nucleares, o aço inox é incorporado em vasos de pressão, reatores, sistemas e tubulações de refrigeração, acondicionamento de combustíveis, haste de controle, aquecedores de água de alimentação e tubos de vapor. Devido à alta resistência mecânica e à corrosão em temperaturas elevadas, excelente soldabilidade e ductilidade, os aços inox dúplex e os austeníticos 321 com titânio e 347 com nióbio são os mais indicados.
Ligas especiais de inox, resistentes a altas temperaturas, são utilizadas em tubulações, chaminés e outros equipamentos de usinas de biomassa. O destaque nesse setor é o inox 410D, utilizado no sistema de lavagem de gases, responsável por impedir que as cinzas e fumos produzidos durante a queima do bagaço cheguem à atmosfera.
Os aquecedores solares estão no mercado há quase 40 anos. As placas coletoras – onde ocorre o aquecimento da água pelo sol – podem ser fabricadas em aço inox ou cobre, dependendo do modelo. Para a fabricação dos reservatórios, ou boilers, recomenda-se aço inox austenítico 304 e 316 ou ferrítico 444.
Por fim, os exaustores eólicos são excelentes geradores de energia, por não consumirem energia elétrica e serem econômicos, seguros e silenciosos. Os aços inoxidáveis permitem a confecção de diversos formatos e modelos, com redução de espessura quando comparado a outros tipos de materiais. Para a aplicação, indica-se os aços inox 430 e 439.