O aço inoxidável e sua durabilidade

Brasil. O aço inoxidável é aplicado atualmente nos mais diversos ramos de atividade e segmentos do mercado, sendo utilizado na fabricação de utensílios de cozinha, eletrodomésticos, decoração, tanques industriais e equipamentos os mais diversos para indústrias petroquímicas, químicas, de alimentos entre outras.
Para atender a demanda cada vez maior, os fabricantes de aço inox vêm produzindo um aço inoxidável de segunda linha, com ligas de materiais menos nobres. Tal composição interfere na resistência à oxidação e não oferece um aspecto tão polido e brilhante. Outra questão é que esse tipo de aço inoxidável, fatalmente, não vai apresentar a mesma durabilidade do aço produzido com materiais de qualidade.
Além do prejuízo financeiro, um equipamento produzido com aço inoxidável de baixa qualidade pode provocar prejuízos à saúde humana, principalmente no caso de equipamentos hospitalares e de indústrias de alimentos. Por serem feitos com material de qualidade inferior, esses equipamentos correm maior risco de serem contaminados por microrganismos prejudiciais à saúde.
Um equipamento produzido com aço inoxidável de aço de boa qualidade pode durar até 30 anos, às vezes mais, desde que se tenha os cuidados necessários. Ao transportar as chapas de aço inox, é preciso usar luvas plásticas secas e limpas para evitar marcas de dedos no material. 
O local de armazenamento do aço inox deve estar sempre limpo e seco, protegido da chuva e da incidência de luz solar direta. Se forem armazenadas por mais tempo, as chapas de aço inox devem ser lavadas e secas pelo menos uma vez por mês. O material também não pode ser exposto a temperaturas elevadas por períodos prolongados.
Previous articleCoperion’s RotorCheck 5.0 for rotary valves
Next articleValves selection, Hydrometallurgy’s leaching application