Brasil. Por definição e com base em sua composição química, o aço corresponde a uma liga metálica de mistura de ferro e carbono, em sua maioria, com outros elementos químicos. No entanto, quando nos referimos ao aço inoxidável, estamos falando de uma liga metálica também composta de ferro e carbono, mas que possui ao menos 10,5% de cromo.
A adição de cromo é essencial para garantir uma maior resistência à corrosão, sendo esta a característica através da qual podemos facilmente identificar o aço inox. Foi por esta mesma característica que o material foi desenvolvido, havendo uma demanda de um material metálico mais resistente à corrosão. No entanto, atualmente o aço inox serve também para fins estéticos devido a seu acabamento brilhante.
Esta proteção anticorrosão deve-se ao fato de que o óxido de cromo cria uma camada protetora sobre o aço, tornando-o mais resistente com esta camada superficial, chamada de camada passiva. Esta é muito estável, não porosa e pouco visível e se estende por todo o material.
Contudo, esta camada protetora não é impenetrável, o que implica certos cuidados para que o aço inox não fique danificado. A limpeza correta da superfície metálica pode prolongar a vida da peça em aço inox. Para isso, o processo deve ser feito apenas com água e sabão neutro sem fricção de esponjas.