Odebrecht ganha gasoduto de US$ 1 bi

No início de junho, a Odebrecht ganhou o segundo contrato bilionário para construção de um gasoduto de 450 km na América Latina, após ter-lhe sido atribuído um projeto similar no Peru. Desta vez, a empresa vai construir, em consórcio, um gasoduto de 935 milhões de dólares no México.
O gasoduto estender-se-á pelos Estados de Nuevo Leon, Tamaulipas e San Luis Potosi, com passagem por Sierra Madre e terá duas estações de compressão de gás.
A Odebrecht, líder do consórcio AOT Pipelines, declarou que o duto, no qual participará como construtora, deverá possuir uma capacidade mínima de 1,4 bilhão de pés cúbicos diários (40,5Mm3/d) e é considerado a coluna vertebral do Sistema Nacional de Gás (SNG) do México.
A concurso estiveram outros cinco consórcios, sendo o consórcio vencedor formado pela Odebrecht, pela mexicana Arendal e pela argentina Techint, cada uma com um terço de participação acionária. O critério de escolha foi, acima de tudo, o preço, e as empresas foram contratadas pela TAG Pipelines e pela estatal petroleira do México Pemex, em parceria na contratação.
O projecto é importante para o país porque pretende redireccionar a dependência actual do país por uma energia basicamente a combustível e óleo para o aumento do uso do gás.
De acordo com um responsável do governo, o gasoduto estimulará a economia do Peru e permitirá o desenvolvimento de uma indústria petroquímica no sul do país, uma vez que as geradoras de eletricidade, as empresas de transportes e todos os peruanos terão acesso a energia mais barata.
De acordo com representante da Odebrecht, o México apresenta também outras oportunidades de negócios para a companhia, já que há 10 mil quilômetros de gasodutos a serem construídos nos próximos cinco anos no âmbito da energia.
Além de dutos, a companhia tem interesse em participar de outros projetos de infraestrutura no México, como hidrelétricas, refinarias e em captação e distribuição de água.
Fundada em 1944 na Bahia, Brasil, a Organização Odebrecht é um conglomerado brasileiro que atua em muitas partes do mundo nas áreas de engenharia, construção, produtos petroquímicos e químicos.

Previous articleRotork Site Services contributes to efficiency
Next articleJacobs Vehicle Systems to partner with MARC