Oiltanking compra 20% do TOIL

A empresa controlada pela EIG Global Energy Partners, Prumo Logística, assinou contrato de US$ 200 milhões com a Oiltanking para a venda de 20% da subsidiária responsável pelo desenvolvimento do Terminal de Petróleo (TOIL) do Porto do Açu. O contrato terá a duração de 20 anos e antevê a possibilidade de expansão de 200 mil para 320 mil barris por dia.
O TOIL tem capacidade para movimentar até 1,2 milhão bpd e receber os maiores navios utilizados para transporte de petróleo (VLCCs) e irá usar a infraestrutura preexistente usada pelo terminal de minério de ferro o qual se encontra já em operação desde 2014.
A Oiltanking será responsável por gerenciar as operações de transbordo realizadas no local. A operação do TOIL está prevista para agosto de 2016 com o transbordo dos barris de petróleo produzidos pela BG nos campos do pré-sal.
Com 17 km de cais, 90 km² de retroárea e profundidade de até 24 metros, o Porto do Açu é o maior empreendimento portuário privado das Américas. Além da operação de transbordo, prevê-se que o TOIL do Porto do Açu venha a oferecer uma variedade de serviços, como armazenamento, blending, tratamento de óleo e outras atividades.
Presente no Brasil desde 2008 através da sua subsidiária, a Oiltanking é uma subsidiária da Marquard & Bahls, empresa familiar sediada em Hamburgo que atua nos segmentos de abastecimento de energia, trading e logística, dedicada à armazenagem de derivados de petróleo, produtos químicos e gases. A empresa detém e opera 73 terminais em 22 países na Europa, Américas do Sul e do Norte, Oriente Médio, África, Índia e Ásia.
Controlada pelo grupo EIG Global Energy Partners desde 2013, a Prumo Logística, empresa que desenvolve e opera o Porto do Açu, oferece soluções de infraestrutura para a indústria de óleo e gás.

Previous articleAltenesol, AMCS finalise LNG plant contract
Next articlePentair to acquire ERICO Global Company