Os poderes do aço inox

O conceito basilar da arquitetura é a estética com função. No Brasil, as sedes da Vivo em São Paulo foram o primeiro edifício com revestimento externo totalmente em aço inox. Este foi um marco importante na arquitetura do país. Este material versátil também foi utilizado num lustre de grandes dimensões presente na sede da Vivo.

Outro exemplo mais atual é a antiga sede do Clube Palmeira na Barra Funda, remodelada com aço inox. O Allianz Parque, conhecido popularmente como Arena do Palmeiras, é uma arena multiuso construída para receber espetáculos, concertos, eventos corporativos e, principalmente, partidas de futebol do Palmeiras.

A Arena Allianz Parque apresenta o aço sob a forma de tramas, imitando uma tecelagem, com diferentes texturas e perfurações. Este trabalho do aço confere conforto acústico e ventilação, além de beleza estética. A utilização do inox garante o melhor aproveitamento da ventilação e iluminação natural e funciona como elemento de controle solar passivo, para moderar a temperatura no ambiente. O material é de alta durabilidade e exige baixa manutenção e limpeza, sendo lavado com a chuva. Parece sempre limpo, não agarra poeira, e não é corroído pela chuva ácida urbana.
Uma das vantagens do aço polido é refletir o ambiente em redor do edifício, conferindo-lhe vida, cor e movimento. Assim, tem um efeito de publicidade exterior e serve para causar impacto nos frequentadores da arena e nos transeuntes.

A nova arena foi construída pela empresa WTorre Properties/Arenas, do Grupo WTorre, no local onde se localizava o antigo Estádio Palestra Itália.

A arena conta com um dos mais modernos espaços multiuso do país, e o seu estádio atende às normas da FIFA. Uma solução desenvolvida pelo arquiteto Edo Rocha, responsável pelo projeto da arena, foi revestir toda a fachada com aço inox perfurado que causa o efeito ‘optical art’, com espaços vazados que lembram um cesto de vime.  

Previous articlePJ Valves signs contracts for Culzean project
Next articleVálvula corrediça de expansão Vitas