Global. Sabe-se que o aço inoxidável é um material metálico extremamente versátil. É comumente utilizado em diversas aplicações industriais devido a suas propriedades e flexibilidade.
O aço inoxidável pode ser encontrado em diferentes formatos, inclusive como uma chapa metálica. Nesta forma, o material ainda sem tratamento ou modificações pode ter seu potencial melhorado através da adoção de alguns processos.
O processo de nitretação é uma dessas maneiras através das quais é possível incrementar a superfície da chapa de aço inoxidável, assim como sua dureza e resistência. Além disso, a vantagem de processos como este é de que são pouco custosos.
O mais interessante é que, dentre os processos de nitretação, foram criadas novas formas de aplicação do tratamento, evitando a necessidade da nitretação a gás (de difícil controle).
Por sua vez, a nitretação iônica e de plasma podem ser mais acessíveis e ainda demonstram um reforço superior na superfície do aço inoxidável. A primeira é mais comumente utilizada pela indústria e a segunda é mais eficiente em aplicações localizadas.
No entanto, a nitretação convencional possui uma desvantagem em relação à plasmática, pois facilita a formação de CrN (nitreto de cromo) na superfície do aço inoxidável, o que pode reduzir a resistência à corrosão. Para solucionar este problema, é necessário um processo de nitretação a baixas temperaturas, que corresponde à nitretação de plasma. Desta forma, o método descoberto na década de 1980 é capaz de evitar a formação deste nitreto.