A Petrobras decidiu retomar a venda de ativos de produção de petróleo na Argentina. A companhia abrirá uma sala de informações aos interessados, mas ainda não convidou os possíveis interessados.
A estatal brasileira já tinha analisado sair do país anteriormente e a Pluspetrol teve interesse nos ativos, mas o processo complicou quando o grupo Indalo expressou também interesse na compra. Caso a venda fosse feita para uma empresa argentina, a Petrobras teria dificuldade em receber o pagamento no exterior, considerando os controles cambiais argentinos. Os ativos da estatal na argentina estão contabilizados em subsidiárias da Petrobras na Espanha e na Holanda.
No mês passado, a Petrobras declarou manter a sua posição estratégica de permanência no país, incrementando a produção de petróleo e gás natural, além das reservas na Bacia Neuquina, mas também informou que precisa obter entre US$ 5 bilhões e US$ 11 bilhões com a venda de ativos para cumprir seu plano de negócios até 2018. No início de agosto, a estatal anunciou a venda de sua fatia de 44,5% na empresa boliviana Transierra, que tem como ativo um gasoduto que transporta gás dos campos de San Alberto e San Antonio até o Gasbol, de onde o gás é exportado para o Brasil.
Fundada em 1953, a Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) é uma empresa de capital aberto com sede no Rio de Janeiro. É uma empresa estatal de economia mista cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil.