Global, Brasil. As válvulas de um quarto de volta precisam uma atenção no que se refere à escolha do tipo de pino para ligação do disco ao eixo. Neste caso, o sistema deve depender e levar em conta a transmissão de cargas com base no torque de atuação.
Devem ser transmitidos torques elevados e a conexão deve ser rígida e livre de histerese. Isso se deve ao fato de que as válvulas são comumente utilizadas em operação modular. Para garantir uma abertura e fechamento eficientes, ainda é preciso que esta conexão esteja posicionada de forma precisa em relação ao assento.
Os métodos mais comuns de ligação do disco ao eixo são: chaves, pinos centralizados e pinos tangenciais. O primeiro tipo de conexão, posicionada nos cantos ou no centro na parte superior, não é nada popular para estes tipos de válvulas de um quarto de volta, uma vez que o design não é facilitado.
Os pinos de posicionamento central e tangencial são mais comuns e possuem variáveis importantes a considerar, sendo a posição em relação ao eixo a mais importante. Nestes casos, queremos evitar ao máximo possíveis pressões, impactos e desgaste das peças. Sendo assim, o modelo tangencial se sobressai como a opção com menor concentração de tensão e com menor redução do espaço do eixo.
A Val-Matic é uma empresa fabricante de válvulas para diferentes setores e aplicações. Sua sede está situada nos Estados Unidos e possui representantes no Canadá, Brasil e em outros diversos países.