A área de Mineração e Siderurgia da Pöyry, multinacional finlandesa de consultoria e serviços de engenharia, anteriormente focada nos processos minerais, passa a utilizar o conceito “da mina ao porto”, buscando agora atender ao cliente desde a pré-viabilidade do projeto até ao embarque do minério ou subproduto nos portos, com vista a uma maior produtividade e economia em todas as fases de um empreendimento.
A companhia planeia também usar a estratégia de “ponto de serviços completo” (segundo o qual a mesma empresa oferece uma variedade de serviços), oferecendo aos clientes assistência especializada desde o estudo de pré-viabilidade e exploração mineral até à logística de embarque no porto, sem esquecer análises de impacto ambiental, estudos econômicos, projetos de beneficiamento, logística, ferrovias, estradas e portos.
Este conceito de empresa que atende os clientes desde os projetos de minas até os portos na área de mineração, proporciona uma maior economia e uma redução dos riscos, porque é sempre mais dispendioso contratar diversos prestadores de serviços para concluir as distintas fases diferentes de um projeto, além de afetar negativamente a administração e produtividade da obra.
Com um escritório em Belo Horizonte inaugurado em 2011, hoje sede do grupo para o setor, a mineração é a segunda maior área de atuação da empresa no Brasil.
A empresa é reconhecida por ter atuado em grandes projetos de mineração no país, com uma carteira de clientes no setor de mineração e siderurgia que conta com empresas como Vale, CSN, Alcoa, Ersa, Gerdau, Vale Fertilizantes, Novelis e Yamana Gold.
A Pöyry é uma empresa multinacional de engenharia e consultoria, dedicada a um modelo de sustentabilidade equilibrada e gestão responsável, que atende globalmente o setor industrial e de energia, além de diversos mercados estratégicos locais. Com atividade iniciada no Brasil em 1974 e subsidiária brasileira fundada em 1999, a empresa conta atualmente com mais de 600 colaboradores no Brasil, onde atende mais de 50 clientes de diversos setores.