A ArcelorMittal, maior produtora de aço do mundo, determinou recentemente que o seu lucro cairá em 2015 devido aos preços do minério de ferro que afetaram os resultados da mineração e ao avanço do mercado de aço que desacelerou em relação ao ano passado.
O desempenho do grupo, que produz cerca de 6% de todo o aço do mundo, constitui um indicador da saúde da economia global, e prevê que o consumo mundial de aço crescerá entre 1,5 e 2% em 2015, caindo face ao ano passado. A empresa prevê o pior cenário para os Estados Unidos, seu segundo maior mercado. Os preços do minério perderam outros 13% até o momento, após queda de 47% no ano passado, com grandes mineradoras de baixos custos elevando a produção para vender mais para a China.
A ArcelorMittal comunicou ainda que um terço dos preços mais baixos será compensado pela redução de custos e maiores volumes. A empresa disse ainda que não irá atingir a sua meta de 84 milhões de toneladas anuais de minério de ferro na Libéria neste ano devido ao surto de ebola.
A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina. Constituída em dezembro de 2005, ela reúne a ArcelorMittal Tubarão, a ArcelorMittal Aços Longos e a ArcelorMittal Vega. A empresa faz parte do grupo ArcelorMittal, maior fabricante de aço do mundo, com presença em mais de 60 países e plantas industriais instaladas em mais de 20 países.