O grupo tecnológico Voestalpine atribui o primeiro prêmio de pesquisa de aço, acompanhado de mais de 12.000 euros em dinheiro.
Entre os 18 participantes que apresentaram projetos de pesquisa de alta qualidade nas áreas de metalurgia, ciência dos materiais, tecnologia de processamento e sua aplicação, o agraciado com o prêmio foi Ronald Schnitzer. O responsável por pesquisa e desenvolvimento do departamento especialista em arames tubulares e eletrodos da Voestalpine Böhler Welding Austria GmbH impressionou o júri com a sua dissertação sobre materiais metálicos de alta performance. Schnitzer pesquisou as correlações entre estrutura atômica e características materiais para um novo aço de alta resistência e alta tecnologia para uso na indústria aeroespacial. Os resultados são incomparáveis no mundo inteiro e, portanto, desempenham um papel fundamental na compreensão desta nova classe de aço.
A cerimônia de prêmios foi realizada durante o fórum ASMET na Montanuniversität Leoben e foram consideradas 12 dissertações dos 18 projetos apresentados.
O júri independente de peritos inclui representantes do Montanuniversität Leoben, Universidade Técnica de Graz e a da administração do Grupo de Pesquisa Voestalpine. O prêmio será atribuído de dois em dois anos.
A Voestalpine é uma empresa austríaca dedicada à investigação. O Grupo Voestalpine é um grupo tecnológico baseado no aço que opera a nível mundial. Com cerca de 500 empresas do grupo em mais de 50 países e em todos os cinco continentes, o grupo está listado na bolsa de valores de Viena desde 1995.