No final do primeiro trimestre do ano a produção brasileira de aço bruto atingiu 2,8 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados hoje (17) pelo Instituto Aço Brasil (IABr).
Por outro lado, a produção de laminados alcançou 2,3 milhões de toneladas, um aumento de 0,1% em relação a março de 2014.
A produção no acumulado do primeiro trimestre foi de 8,4 milhões de toneladas de aço bruto e 6,6 milhões de toneladas de laminados, um crescimento de 0,7% e 4,4%, em relação ao primeiro trimestre de 2014.
As vendas no mercado interno atingiram 1,9 milhão de toneladas no final do primeiro trimestre do ano, uma subida de 1,3% relativamente ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de janeiro a março, as vendas somaram 5,2 milhões de toneladas, o que representa uma queda de 5,3%.
Em março, as importações totalizaram volume de 299 mil toneladas, equivalentes a US$ 306 milhões. O Brasil consumiu 2,2 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, em março, expansão de 0,5% comparativamente a igual período de 2014. No trimestre, o consumo de 6,1 milhões de toneladas foi 2,7% mais baixo do que em 2014.
De acordo com o IABr, apesar da ligeira melhoria observada no trimestre, não há nada no curto prazo que indique uma melhoria acentuada, dado que os setores consumidores de aço brasileiro têm apresentado um desempenho péssimo nos primeiros meses do ano, dadas as condições econômicos.