Como resultado do projeto Reciclagem Inclusiva da Gerdau, que já capacitou mais de 1,2 mil recicladores no Brasil, Chile, Peru e Uruguai sobre temas relacionados à gestão empresarial e ambiental, verificou-se um aumento de 339% no volume de sucata recolhido e crescimento de 167% nos lucros entre 2007 e 2013.
O projeto, iniciado em 2007 com treinamentos-piloto nas cidades no Brasil onde a Gerdau atua, tinha como objetivo aumentar o volume e a qualidade da entrega de sucata, uma de suas principais matérias-primas. No final de 2013, a ação tornou-se uma prática permanente na empresa. Desde esta altura, além dos objetivos de crescimento econômico e melhoria da relação da Gerdau com os fornecedores, o projeto tem vindo a promover o desenvolvimento de profissionais da área da reciclagem. Em 2013, a Gerdau passou de adquirir sucata a apenas 9 organizações para 116.
O projeto apresenta ainda grandes benefícios a nível ambiental com aproximadamente 1,6 mil toneladas de resíduos geradas anualmente pelas cidades onde atua a ter o destino correto.
Esses resultados renderam à Gerdau uma premiação atribuída pela World Steel Association, o Steelie Awards, na categoria Excelência em Sustentabilidade tendo também sido agraciado recentemente pelo programa Benchmarking Brasil como uma das melhores práticas socioambientais a nível nacional.
A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo, tem mais de 45 mil colaboradores e detém plantas industriais em 14 países (nas Américas, na Europa e na Ásia), as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas de aço por ano. É ainda a maior recicladora da América Latina e do mundo transformando milhões de toneladas de sucata em aço anualmente.