Projeto para produção menos poluente

Na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) um grupo de pesquisadores recebeu o terceiro lugar na 10ª edição do prêmio da Associação de Aço e Tecnologia (AISTech) americana na categoria Graduate Student Poster Contest.
O evento teve lugar em Indianápolis, onde o grupo da UFOP apresentou um projeto de uso de biomassa na aciaria elétrica (usina de fabricação de aço) com o intuito de utilizar fontes renováveis de combustível para gerar energia elétrica e aproveitar os gases de combustão na queima do material.

O trabalho propõe o uso de biomassas renováveis (capim-elefante, casca de arroz e casca de feijão) como combustíveis em substituição de fontes não renováveis, como gás natural e petróleo.
No Brasil, país rico nestas fontes, tratar-se-ia de usar resíduos de agricultura em lugar de esgotar os recursos naturais não renováveis. Os resíduos que servem como matéria-prima são, em geral, desperdiçados, e, com a reutilização, há uma reciclagem e um ganho de crédito de carbono.

O projeto, que visa apresentar vantagens para o uso de biomassas como capim-elefante, cascas de arroz e de café na geração de energia térmica e elétrica dentro da cadeia de produção do aço, usa conceitos da lei da termodinâmica para realizar os cálculos, aplicando diretamente a fórmula para encontrar a quantidade de energia necessária e de material para uso e avaliando conseqüentemente, o custo de material gasto para a produção de aço.
A produção elétrica ocorre pela queima do material diretamente dentro de uma caldeira e, em termos de energia térmica, a biomassa poderia ser aplicada pela injeção desse material dentro dos fornos utilizados para refinar ou fundir o aço, como o forno elétrico a arco.
Em suma, a indústria do aço é muito dependente do uso de gás natural e outros combustíveis de origem fóssil e o projeto possibilita a substituição desses poluentes atmosféricos por produtos renováveis, que não prejudicam o ambiente.

Previous articleRegistro de productos de acero en Chile
Next articleBoard and packaging paper production with Voith: quick