De acordo com informações da Abinox, a Associação Brasileira do Aço Inoxidável, o navio polar que está sendo construído para a Terre Australes et Antarctiques Françaises (TAAF) e o Instituto Polar francês (IPEV), para ser operado pela marinha francesa, é movido por soluções de propulsão Wärtsilä. O navio patrulha quebra-gelo realizará sua primeira missão na Antártida com o abastecimento da estação Dumont d’Urville no final de 2018. As hélices serão de aço inoxidável e cumprem os requisitos das regras de classe do Bureau Veritas (BV).
O navio foi contratado pela Chantiers Piriou (Concarneau, França), com base num design conceptual da Marine Assistance (França) e a entrega está agendada para o primeiro semestre de 2017. A embarcação polar de patrulha e quebra-gelo possui 72 metros. As hélices de aço inoxidável que a Wärtsilä fornecerá obedecem aos critérios das regras do Bureau Veritas (BV) para quebra-gelo classe 5. A Wärtsilä foi selecionada por ser uma empresa com experiência no fornecimento de soluções para quebra-gelos e embarcações de suporte e pesquisa no Ártico.
O escopo de fornecimento de produtos Wärtsilä é composto por quatro motores em linha Wärtsilä 20, duas hélices CPP de aço inoxidável, duas engrenagens de redução, quatro sistemas de pós-tratamento de emissões NOR e um propulsor de túnel Wärtsilä. Os sistemas NOR (NOx Reducer) da Wärtsilä permitem a conformidade da embarcação com os requisitos da International Maritime Organisation (IMO) Tier III sobre emissões.
O navio alojará 60 pessoas e terá uma capacidade de carga de 1200 toneladas métricas. Possui ainda um convés capaz de acomodar dois helicópteros. A entrega do equipamento Wärtsilä está prevista para meados deste ano.