As vendas totais de aço da Usiminas alcançaram 1,437 milhão de toneladas nos primeiros três meses deste ano, o que constitui uma queda de 9,7% em comparação com o ano anterior e uma queda de 3,6% relativamente ao trimestre imediatamente anterior.
O mercado interno foi responsável pela fatia de 88,2% do total das vendas feitas no período, um aumento em relação ao ano passado. De acordo com a Usiminas, as vendas domésticas da companhia no primeiro trimestre somaram 1,268 milhão de toneladas, um amento de 3% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Segundo a empresa, esta subida é resultado da estratégia de priorizar uma maior integração com os clientes do mercado interno.
O custo por produto vendido (CPV) foi de R$ 2,5 bilhões no trimestre, o que constitui uma redução de 2,4% comparativamente ao quarto trimestre de 2013, dada a queda do volume de vendas.
A produção de aço bruto da Usiminas no primeiro trimestre de 2014 atingiu 1,652 milhão de toneladas, uma queda de 0,6% ante igual período de 2013. Em relação ao período imediatamente anterior, foi registrada uma queda de 1%.
Do total produzido, a Usina de Ipatinga responde por 934 mil toneladas e a de Cubatão por 718 mil toneladas.
Fundada em 25 de abril de 1956 no Brasil, a Usiminas é uma empresa do setor siderúrgico líder na produção e comercialização de aços planos laminados a frio e a quente, bobinas, placas e revestidos, destinados principalmente aos setores de bens de capital e de consumo da linha branca e da indústria automotiva.