REF define local de novas refinarias

Após o anúncio da assinatura de documento que prevê a instalação de refinarias privadas modulares em Carmópolis (SE), a REF Brasil definiu os locais para a instalação de projetos semelhantes no Espírito Santo, Ceará e Alagoas.
Prevê-se que as unidades produzam óleo diesel S500, gasolina e óleo combustível, visando o mercado marítimo.
No caso de Espírito Santo, a refinaria privada deverá ser localizada em Jaguaré, no norte do estado, numa área de 200 mil m², a cerca de 13 km do terminal Norte Capixaba. A Petrobras responde por quase 100% da sua produção.
Em Alagoas, foi selecionada uma área de 100 mil m² no interior do Polo Multifabril Industrial José Aprígio Vilela, distante 2 km de válvula do oleoduto Pilar-Maceió. A produção onshore do estado é controlada pela Petrobras, com cerca de 120 poços, e pela Petrosynergy, com 30 poços.
A REF Brasil selecionou o Complexo Industrial e Portuário do Pecém para receber a refinaria modular do Ceará. Ao contrário das outras refinarias, esta deverá receber óleo de produção offshore. A unidade ficará próxima à Premium II, da Petrobras, que responde por 100% da operação dos poços produtores onshore do estado. O volume de produção destes poços é insuficiente para atender às necessidades de uma nova refinaria na região.
De acordo com o modelo de negócio planejado, a REF não vai disputar mercado com a Petrobras, já que os volumes de produção não permitirão competição (2,1 milhões de barris da parte da estatal), permitindo à companhia importar menos combustíveis, reduzindo o prejuízo com importações de derivados vendidos abaixo do custo de aquisição.
A REF Brasil é uma empresa criada pelo consultor e ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. O executivo é sócio da empresa, com a Costa Global Consultoria, em parceria com a Energio. Calcula-se que o investimento a cada módulo de 5 mil barris/dia será de R$ 120 milhões.

Previous articleSaipem secures E&C offshore contracts
Next articleLydall acquires Andrew Filtration