Global. A corrosão é o fenômeno de formação de um composto chamado óxido de ferro que ocorre quando o oxigênio do ar reage com o ferro do aço comum.
Sem uma proteção química no aço, como é o caso dos aços comuns, o óxido de ferro acumula-se na superfície do material com o passar do tempo, acabando por enfraquecer a própria estrutura do material, adquirindo um aspeto poroso ao qual chamamos ferrugem. No caso do aço inoxidável existe uma camada que atua como proteção contra a ferrugem, à qual chamamos camada passiva. A camada passiva protege o aço inox da corrosão por meio da presença de um componente químico, o cromo. Ao contrário do ferro, o cromo reage com o oxigênio contido no ar formando uma fina camada que lhe confere maior resistência, evitando que ocorra a reação de oxidação do ferro contido no aço inox em contacto com o ar.
Porém, embora todos os tipos de aço inox contenham os componentes químicos responsáveis pela formação da camada passiva protetora da corrosão, todos os tipos de aço são diferentes entre si em termos de composição química, aplicação e níveis de corrosão.
Em determinadas circunstâncias, o aço inox efetivamente enferruja, mas tal poderá ser evitado usando o tipo de aço mais adequado a cada aplicação específica. Na altura da aquisição do material ideal para cada aplicação, é necessário informar-se com especialistas, recorrendo, por exemplo, a um engenheiro técnico.
Por exemplo, diferenças de acabamentos dos aços inoxidáveis podem acarretar reações diferentes em determinados meios agressivos. O polimento é uma das operações na qual a superfície do inox é modificada por uma sequência de ações de polimento mediante abrasivos cada vez mais finos. Este processo mecânico diminui a rugosidade, proporcionando um acabamento polido e uniforme. Este acabamento possui um maior brilho do que o acabamento escovado. Tratamentos mecânicos com abrasivos, como lixas e/ou rebolos, aplicados sucessivamente, com granulometria cada vez menor, conferem o acabamento escovado. A superfície dos acabamentos escovados apresenta textura unidirecional aparente no sentido do comprimento da chapa que quebra a luz refletida.
Um acabamento rugoso à superfície conferirá maior resistência à corrosão enquanto um acabamento por meio de lixamento será menos resistente do que os acabamentos por meio de laminação, recozimento e decapagem final.