Sandvik usa óleo vegetal em máquina CNC

Brasil, Global. Os lubrificantes de óleos vegetais, verdes e biodegradáveis podem ser usados tanto em componentes móveis quanto como base para emulsões lubrificantes e refrigerantes. Esses produtos contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável, graças ao risco reduzido de contaminação por inalação ou contato, além de reduzir o risco de incêndios. Os óleos vegetais também demonstram maior capacidade de lubrificação do que os óleos minerais, permitindo a redução do desgaste da ferramenta de corte, melhoria da qualidade de acabamento da superfície e redução dos tempos de ciclo de usinagem.
Há muitos anos que a equipe de pesquisa do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sandvik Coromant em Rovereto, na Itália, tenta substituir o óleo mineral usado em suas máquinas controladas por computador (máquinas CNC) por uma alternativa vegetal. Mas os testes realizados mostraram que os óleos vegetais tiveram um desempenho fraco em altas temperaturas e pressões, oxidando e sofrendo alterações na composição química e física.
Em 2013, a equipe italiana viu uma oportunidade de experimentar novamente óleos vegetais, após uma conversa com a Bellini, produtor de lubrificantes industriais. A Bellini estava prestes a lançar no mercado uma mistura de óleo vegetal feito de sementes de três continentes diferentes. Além de “verde”, o óleo não precisa de refinamento, o que aumenta ainda mais seu benefício ambiental.
O óleo vegetal emulsionável da Bellini foi testado por dois anos, na mesma fresadora CNC, como base para emulsão usada com aços de liga, aços inoxidáveis, ferro fundido e ligas de alumínio, bem como titânio e ligas de níquel. Não houve problemas com a estabilidade da emulsão em qualquer dos materiais processados. O óleo também passou pelo teste mais importante de estabilidade química – verão e inverno, quando as máquinas ficam inativas por duas semanas. O óleo manteve suas características ao longo do tempo de inatividade sem perda de qualidade.
Atualmente, o óleo vegetal é usado em mais duas fresadoras CNC do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sandvik em Rovereto.
A Sandvik é uma companhia sueca fundada em 1862 por Goran Fredrik Goransson em Sandviken. A empresa é desenvolvedora e produtora de aços inoxidáveis e avançados, ligas especiais, titânio e outros materiais de alto desempenho para os ambientes mais exigentes, bem como produtos e sistemas para aquecimento industrial. A Sandvik chegou ao Brasil em 1949, com o nome de Aços Sandvik Ltda.
Previous articleGrupo Cuñado será distribuidor de Baosteel
Next articlePNEUTON for fast track engineered solutions