Soldagem e válvulas – Parte 2

Global, EUA. Devido à enorme quantidade de calor aplicado durante a soldagem, tanto a área da solda como a área adjacente, chamada de zona termicamente afetada (HAZ), podem sofrer grande tensão, comprometendo as propriedades mecânicas dos materiais envolvidos. Para restaurar essas propriedades originais, os componentes são frequentemente submetidos a um processo chamado de alívio de tensão ou tratamento térmico pós-soldagem (PWHT). 
O PWHT consiste em aumentar a temperatura da área soldada até um valor específico muito menor do que a temperatura de soldagem e, em seguida, manter essa temperatura por um período de tempo prescrito para permitir a “absorção” do calor pelo material. Na indústria de válvulas, o PWHT é aplicado principalmente em materiais endurecíveis por ar, tais como ligas de cromo/molibdênio, e alguns aços inoxidáveis martensíticos.
Como qualquer outro processo técnico, a soldagem exige o atendimento de instruções específicas para sua correta execução. Estas instruções são chamadas Especificação de Procedimento de Soldagem (EPS). O EPS é criado por um engenheiro de soldagem ou outro profissional de soldagem treinado e projetado para atender códigos de construção de tubulação específicos ou outras normas. Para que o EPS seja validado, é necessário um Registro de Qualificação de Procedimentos de Soldagem (PQR). Por fim, após a comprovação da capacidade do soldador de realizar o serviço, emite-se o documento de Qualificação de Desempenho do Soldador (WPQ). 
A soldagem sempre será utilizada na fabricação de válvulas devido à impraticabilidade da fundição ou forjamento de algumas ligas ou combinações de materiais. Nos últimos 80 anos, a indústria de soldagem e a indústria de válvulas têm trabalhado juntas para criar válvulas de qualidade e sistemas de tubulação soldados eficazes. 
Para a produção de válvulas, são usadas principalmente a solda de topo e solda de encaixe. A solda de encaixe, aplicada em diâmetros de tubos menores que 2”, é mais fácil de executar e utiliza processos MIG ou TIG. A solda de topo é mais complexa porque não há alinhamento de encaixe, de forma que as extremidades do tubo e da válvula devem ter chanfros correspondentes e estar perfeitamente alinhadas durante o processo de soldagem. Esse tipo de solda é indicado para diâmetros maiores que 2”.
Previous articleHow PROFIBUS safeguards water supplies
Next articleInterventek signs deal with PRT