Alemanha, Brasil. As explosões de pó de metal são quentes: a temperatura e a energia de combustão são consideravelmente mais altas que as de outros tipos de poeira. As temperaturas podem chegar a 3000 °C, sem mencionar as outras consequências de uma explosão, como um aumento súbito de pressão. Como resultado, muitas indústrias metalúrgicas, incluindo a indústria automobilística e seus fornecedores, enfrentam desafios importantes e muito caros quando se trata de segurança contra explosões.
Até agora, a maioria das empresas usava sistemas de lavagem úmidos para reduzir os perigos das explosões de pó de metal. No entanto, o sedimento produzido por esses sistemas não é apenas difícil de manusear, mas também dispendioso de ser descartado corretamente. Para solucionar esses problemas, um fabricante de automóveis começou a procurar uma solução alternativa para proteger os filtros da planta.
A solução encontrada foi o Rembe Q-Rohr, o primeiro tubo de ventilação contra explosão certificado para uso com pós de metal. Este produto é uma inovação desenvolvida pelos especialistas em segurança de explosão da Rembe, empresa com mais de 40 anos de experiência no setor.
O calor gerado a partir de uma explosão de pó de metal é resfriado de forma muito eficiente por dissipação de energia devido à inserção de malha de aço inoxidável especialmente desenvolvida para o Q-Rohr. Esta inserção de malha de metal reduz o volume do calor de escape e extingue a chama. Além disso, o aumento de pressão típico e o ruído na planta resultante de um evento desse tipo são reduzidos a um nível quase imperceptível. E a malha de aço inoxidável garante que nenhuma partícula de poeira queimada ou não queimada escape.
A Rembe é especialista em alívio de pressão e proteção contra explosão, fornecendo sistemas e equipamentos de segurança. Todos os produtos são “Made in Germany” e atendem aos requisitos das normas nacionais e internacionais. Entre os clientes Rembe estão empresas de vários setores, como: petróleo e gás, indústria alimentícia, madeireira, química, farmacêutica e petroquímica. A Rembe é representada no Brasil pela Siebert e Cia.