Brasil. O aço inoxidável tem sido amplamente utilizado em tanques para armazenamento. Isso se deve principalmente à característica anticorrosiva do material, que impede a corrosão pela própria atmosfera ou pelo contato com o produto armazenado. Em razão disso, os tanques produzidos com outros tipos de materiais, como aço carbono, alumínio e polímeros, devem ser sempre revestidos com pintura ou películas protetoras adequadas, tanto interna quanto externamente.
Os tanques para armazenamento são usados como recipientes para produtos líquidos ou gases comprimidos. Alguns modelos operam com muito pouca ou nenhuma pressão. Em geral, os tanques de aço inoxidável são construídos em formato cilíndrico ou esférico, em ângulo perpendicular em relação ao solo, com fundo chato, podendo ou não conter tampas.
Dependendo de sua finalidade, os tanques de aço inoxidável para armazenamento possuem diferentes tipos de teto: fixo, móvel, fixo com diafragma flexível e flutuante. Os tanques de aço inoxidável com teto fixo servem para armazenar derivados de petróleo, estando presentes em refinarias, oleodutos e terminais. Os tanques com teto móvel são aqueles onde o teto se desloca com a pressão exercida pelo vapor. Em razão desses movimentos, é necessário a instalação de dispositivos de segurança para evitar acidentes provocados por um possível excesso de pressão. Nos tanques de aço inoxidável com teto fixo com diafragma flexível, a pressão interna modifica-se, alterando o volume do vapor. Os modelos com teto flutuante são usados para reduzir as perdas de produto em consequência da evaporação.
Seja qual for o seu formato, os tanques de aço inoxidável para armazenamento precisam de ser submetidos a inspeções periódicas para prevenir acidentes.