Tenaris fornecerá tubos para gasoduto

O plano comercial de 2014-2018 da Petrobras prevê a alocação de 10 bilhões de dólares no setor de petróleo e gás, incluindo projetos relacionados a oleodutos para transporte de gás da área do pré-sal, como o Rota 3. Na semana passada, a Tenaris firmou o contrato para fornecer 373 km de tubos soldados para esse projeto, começando na primeira metade de 2015.
O escopo do projeto inclui tubos de 22” para a seção onshore entre Maricá e Itaboraí, tubos de 24” no trecho offshore raso e tubos de 20” no trecho situado com profundidades que variam de 1.500 a 2.300 metros.
Os tubos serão fabricados na linha de produção da Tenaris no Brasil. As novas prensas de formação em U-O produzem tubos de maior espessura e classificações de aço superiores e capazes de suportar os ambientes hostis na exploração de águas ultraprofundas que incluem alta pressão e o transporte de hidrocarbonetos nos ambientes ácidos e de altos níveis de corrosão.
Com planos para entrar em operação em 2016/2017, o projeto Rota 3 conectará as áreas de Franca (SP) e Maricá (RJ), garantindo o aumento da produção de petróleo da camada do pré-sal e o transporte do gás natural extraído do pré-sal para o Comperj (Complexo Petroquímico do RJ) em Itaboraí. O gasoduto terá a capacidade de transportar 21 MCM de gás por dia.

Previous articlePanam opens new production facility
Next articleFerguson selects PlanSwift for precise takeoffs