Brasil. O aço inoxidável é um material fabricado a partir de uma liga de vários metais. É resistente e durável, oferecendo maior qualidade aos produtos e não se deteriorando mesmo sob condições as mais adversas. Por essa razão, é um dos materiais mais utilizados para produção de utensílios para as mais diversas áreas de atividade.
Todo o tipo de aço inoxidável possui em sua composição o elemento cromo, uma substância que, ao entrar em contato com o oxigênio do ambiente, cria uma camada de óxido na superfície do aço, protegendo-o contra os ataques corrosivos do meio ambiente. A camada, embora finíssima e praticamente invisível, é totalmente aderente ao aço, defendendo o material contra a ação de agentes agressivos, como variações de temperatura, água da chuva e do mar, ou mesmo o oxigênio, causador da oxidação dos metais.
Além do cromo podem ser adicionados outros elementos à liga, como o molibdênio, o níquel, o tungstênio e o vanádio, que elevam a resistência do aço inoxidável à corrosão, garantindo a fabricação de produtos de múltiplas aplicações.
O aço inoxidável pode ser classificado em cinco famílias básicas: os ferríticos, os austeníticos, os martensíticos, os duplex e os endurecíveis por precipitação. Os três primeiros são os mais utilizados na produção e equipamentos e utensílios. Em todas as famílias, observamos as seguintes características: resistência à corrosão; aparência limpa; facilidade de limpeza; resistência às variações bruscas de temperatura; acabamento superficial variado; visual moderno e leve; boa relação custo-benefício; baixo custo de manutenção; material totalmente reciclável.
O aço inoxidável ferrítico é o mais utilizado na fabricação de utensílios domésticos. Por não ter níquel em sua composição, reduz o custo de produção. O cromo é o principal elemento da liga, tendo pequenas adições de outras substâncias estabilizadoras, como silício e nióbio. A liga do aço inoxidável austenítico, composta basicamente por ferro, cromo e níquel, tem como características a alta resistência à corrosão e a facilidade em operações de solda, permitindo sua aplicação em indústrias. Já a família do aço inoxidável martensítico possui menor resistência à corrosão, mas alta resistência à oxidação em meio atmosférico, inclusive sem queda significativa de dureza até 500°C. Em virtude dessa característica, é um tipo de aço procurado pelas indústrias de alimentos, de bebidas, químicas e petroquímicas, de máquinas e equipamentos.