Titânio para tubos de alta performance

Reino Unido. Ocorrida em maio deste ano, a Titanium Europe Conference 2018, organizada pela Associação Internacional de Titânio (ITA), recebeu representantes de indústrias e empresas do setor para a apresentação das inovações em metais e titânio.

Este evento contou com a presença da empresa inglesa AMETEK para a apresentação de um artigo sobre aplicações industriais para tubulação em titânio. A empresa que possui seis divisões diferentes, encontra na Fine Tubes e na Superior Tube a produção de tubos especiais.
Desta forma, foram ressaltadas as características do titânio como um material ainda pouco utilizado pela indústria. O desconhecimento e uma visão parcial para resolução de alguns problemas de aplicação torna seu uso menos comum.

No entanto, em relação ao aço inoxidável e outras ligas metálicas, o titânio possui grandes vantagens, como menor densidade, maior resistência à tração, resistência excepcional à corrosão, não é um material magnético, possui ótimas propriedades de transferência de calor (maior ponto de fusão do que ligas de aço), além de poder ser forjado a frio.

Produzidos pela Fine Tubes, Ti 6Al/4V e Ti 3Al/2.5V possuem alto desempenho e são capazes de atender desde a delicada indústria médica, em válvulas cardíacas artificiais, assim como tubulações e sistemas hidráulicos no segmento aeroespacial.

A Fine Tubes é uma das divisões da AMETEK e produz tubos e sistemas hidráulicos para aplicações de alta pressão, tubos de instrumentação, para combustíveis nucleares, entre outras. Possui distribuição mundial e é representada no Brasil pela AMETEK Brasil, instalada em Indaiatuba, Interior de São Paulo.
Previous articleWandfluh spool valve NG6 with roller actuation
Next articleSmart LED switchbox for hazardous locations