Brasil. As válvulas são componentes industriais muito comuns e sua função é controlar o fluxo de líquidos e gases dentro de sistemas hidráulicos e pneumáticos. Elas podem ser fabricadas em diferentes versões e podem-se destacar três tipos: as válvulas de esfera, válvulas de globo e válvulas de gaveta.
A válvula de esfera ganha este nome, pois possui embutida em seu interior uma esfera em aço inox ou latão (comum ou cromado). Esta esfera é movimentada de acordo com uma alavanca em seu topo, controlando a passagem do fluxo de líquidos pela válvula. Este tipo de válvula possui boa durabilidade, rapidez para o controle de fluxo, contudo, sofre com a pressão constante do líquido quando parcialmente ou totalmente fechada.
As válvulas de globo, por sua vez, não podem ser operadas independentemente, dado que seu fechamento se dá por um sistema mais complexo composto por uma área esférica (assento), um plugue e uma roda.
Por fim, temos as válvulas de gaveta. Estas válvulas são de fácil operação e a visualização tanto da abertura como do fechamento é facilitada. Funcionam a partir de uma roda que, ao ser girada, se move para cima ou para baixo para controle do fluxo, porém, de forma mais lenta. Além disso, sofrem constante impacto e estão propensas à corrosão.