Tubacex em baixa

A Tubacex aumenta 14,1 milhões até Setembro, 25,7% menos que no ano anterior. Apesar da queda, o volume de vendas cresceu 3,6% em relação ao mesmo período de comparação.
A Tubacex, fabricante de tubos de aço inoxidável sem soldadura, apresentou os resultados do terceiro trimestre do ano indicando uma descida que se deve à situação conjuntural, derivada de um ambiente de mercado desfavorável, com uma quebra na procura de 30%. O aumento de 3,6% do volume de vendas deveu-se à integração de duas novas empresas, IBF e Prakash.
As vendas acumuladas entre janeiro e setembro atingiram os 414,5 milhões de euros, embora, se analisarmos apenas o terceiro trimestre tenha havido uma queda de 9,2%. A Tubacex explica que, no acumulado dos primeiros 9 meses de 2015, as vendas cairiam cerca de 25% se as referidas empresas não tivessem sido integradas. O resultado bruto de exploração (EBITDA) no período situou-se em 41,8 milhões de euros e uma margem de 10,1%. Em termos de comparação, o EBITDA desceu 14,7% em relação ao mesmo período de 2014. A queda é mais acentuada caso se analise apenas o último trimestre de 2015, com o resultado bruto de exploração de 42,5%. Com relação à dívida líquida, a Tubacex fechou o período com 229,3 milhões de euros e alcança um rácio sobre EBITDA de 4 vezes acima do objetivo estratégico (que era de três).
A Tubacex é uma empresa espanhola com sede central em Llodio, com centrais de produção em Espanha, Áustria, China, Itália, Estados Unidos e Índia, e centros de serviços no Brasil, França e Houston (EUA), além das filiais e oficinas em 14 países. Cotado na bolsa espanhola desde 1970, o grupo vende para o exterior 95% da produção, destinada principalmente aos sectores do petróleo e gás, petroquímica e energético.

Previous articleCoperion wins Innovations Award
Next articleIMI introduces smart solenoid valve