Tuper explica diferenças entre tipos de aço

O aço inoxidável, também conhecido como aço inox, destaca-se pela maior resistência à corrosão em relação ao aço comum. Trata-se de uma liga metálica formada por elementos químicos, como o ferro e o cromo. Destaca-se também por não apresentar os inconvenientes da ferrugem e pode ser encontrado em diferentes tipos e composições. Há também alguns mitos sobre o produto, como por exemplo, de que se o material não é puro se ímãs atraírem o aço inox.

Conforme explica o gerente de Engenharia de Desenvolvimento de Produto e Processo da Tuper, Marcio Roberto Nenevê, isto não corresponde à realidade. Na verdade trata-se de uma liga metálica e não de um metal com apenas um elemento químico, portanto, nenhum aço inoxidável é “puro”. Todos os aços inoxidáveis das famílias dos ferríticos e martensíticos são magnéticos e a atração magnética está relacionada apenas à composição química do material.

Os principais tipos de aço inox são: austeníticos, ferríticos e martensíticos.
Os austeníticos (tipos 304, 304L, 316 e 316L) possuem de 17% a 25% de cromo e de 7% a 20% de níquel. São altamente dúcteis, fáceis de trabalhar e com um bom desempenho em soldagem. Este é o tipo de aço inox mais utilizado pela sua alta resistência à corrosão. Os aços inoxidáveis desta classe não são magnéticos.

Os ferríticos (tipos 430, 409, 439 e 441) têm de 11% a 20% de cromo e menos de 0,08% de carbono, são fáceis de conformar, apresentam boa soldabilidade e boa resistência à fadiga térmica, o que significa que se adequam a aplicações com variações de temperatura, como, por exemplo, componentes do sistema de exaustão de veículos. Os aços desta classe são magnéticos.

Os martensíticos (tipo 420 e 410), que contam com 12% a 18% de cromo e de 1% a 1,5% de carbono, são magnéticos, pouco soldáveis, têm uma dureza e resistência ao desgaste elevadas, sendo, por isso, muito utilizados na fabricação de facas.

Com mais de 40 anos de atuação e instalada em Santa Catarina, a Tuper possui quatro unidades industriais e capacidade produtiva de 550 mil toneladas de aço/ano através das quais fornece para diversos segmentos como: Construção Civil, Automotivo, Máquinas e Implementos Agrícolas e Rodoviários, Industrial, Óleo e Gás, entre outros.
A Tuper emprega atualmente 2,5 mil profissionais e conta com outros 20 pontos de distribuição em todo o Brasil.

Previous articlePAE aumenta perforación en Cerro Dragón
Next articleNTOG’s joint venture with Independent Resources