A Alstom assinou um contrato avaliado em cerca de 120 milhões de euros com a Tractebel Energia Brasil, empresa geradora de energia privada no Brasil, para fornecer 36 unidades das turbinas ECO 122 para o projeto Trairí II, uma fazenda eólica situada no estado do Ceará, Nordeste do país.
O comissionamento do projeto Trairí está agendado para meados de 2016 com geração de 97,2 MW. O escopo da Alstom inclui o fornecimento de 36 unidades de turbinas eólicas ECO 122 de 2,7 MW cada. Além disso, a Alstom será encerrada da operação e manutenção da fazenda eólica por dez anos.
Pela primeira vez, as turbinas eólicas da Alstom contarão com torres de concreto de 119 metros construídas especificamente para o modelo ECO 122, entregues em consórcio com a Freyssinet. A nova torre será composta de seções de concreto pré-moldado a ser implantado através de um método de instalação sem guindaste com base em técnicas de içamento hidráulico comprovadas e usadas em engenharia civil. As nacelas das turbinas eólicas serão fabricadas na instalação da Alstom na Bahia, aproveitando completamente os investimentos da empresa no país.
A turbina eólica ECO 122 possui um dos maiores diâmetros de rotor dentro do segmento de mercado de turbinas onshore de 2 a 3 MW. A plataforma ECO 100 possui agora mais de 100 MW instalados ou em construção em todo o mundo e mais de 200.000 horas operacionais cumulativas desde 2008.
A Alstom é um grupo industrial francês que atua na área de infraestrutura de energia e transporte, presente nos segmentos indústria de materiais ferroviários e produção de energia. No Brasil a sede da empresa é em São Paulo.
A Tractebel Energia Brasil é uma empresa concessionária de serviços, com sede em Florianópolis, Santa Catarina. É a maior empresa privada de geração de energia no Brasil.