Usinagem criogênica Doosan Machine Tools

O calor é inimigo da usinagem de metais. A fricção envolvida no processo produz temperaturas extremas que exigem uma redução de velocidades, atrapalham a qualidade e quebram as ferramentas. Trabalhando com seus parceiros da 5ME, a Doosan Machine Tools oferece a usinagem criogênica 5ME®, uma maneira de resfriar as ferramentas de corte de suas máquinas das séries NHM, NHP e PUMA VT.

A usinagem criogênica 5ME® é uma inovadora tecnologia de redução de temperatura que utiliza um sistema patenteado para aplicar nitrogênio líquido diretamente na aresta de corte a -196 °C. O frio extremo diminui as temperaturas rapidamente, o que permite aumentar as RPMs para tempos de processamento substancialmente mais rápidos. Velocidades mais altas possibilitam cortar mais peças na mesma quantidade de tempo com a mesma máquina, mantendo os padrões de qualidade. O nitrogênio líquido gelado leva também a uma maior vida útil da ferramenta, pois o calor ajuda no desgaste e na ruptura.

Outro fator importante é que o processo de usinagem criogênica não deixa resíduos. Quando o nitrogênio líquido toca o ar, ele evapora, deixando apenas nitrogênio, um gás inerte e sem gases de efeito estufa. Isso o torna perfeito para peças de trabalho complexas ou estéreis, como peças aeroespaciais ou dispositivos médicos.

A usinagem criogênica é altamente eficaz para usinagem de materiais difíceis, como aço inoxidável e outras ligas duras, como titânio, ferro nodular, ferro grafite compactado, aços endurecidos e compósitos de fibra de carbono.
Um dos principais fabricantes de máquinas-ferramenta do mundo, a sul-coreana Doosan Machine Tools conta em seu portfólio com uma ampla e diversificada linha de centros de usinagem e tornos CNC. No Brasil, a empresa conta com base instalada de mais de 1300 máquinas.

Previous articleGAIL awards drilling contract to EOSIL
Next articleThe dangers of non-OEM valve parts