Brasil. A válvula de segurança e alívio controla a pressão de montante do ponto mais baixo para o mais alto, sendo montada e instalada para estabelecer um limite na quantidade de pressão em um sistema.
Uma das funções da válvula de segurança e alívio é produzir vapor seco e limpo a altas pressões. Ela é indicada para aparelhos e equipamentos de linhas de vapor, gases, ar e líquidos pouco densos.
A válvula de segurança e alívio é projetada conforme a norma ASME VIII e opera em uma condição de sobrepressão. Suas conexões roscadas seguem as especificações BSPT (BS 21) ou NPT (ANSI-B1.20.1). Já as flanges são adaptadas conforme a ANSI-B16.5, classes 150 ou 300, entre outras.
A capacidade de vazão da válvula de segurança e alívio é superior à dos modelos convencionais – com isso, ela pode ser aplicada em diâmetros nominais menores, mas nas mesmas condições de operação. A instalação desse componente deve ser feita na vertical e com a haste para cima, pois sua inclinação precisa ser de 1 grau.
Em caldeiras e vasos de pressão, o objetivo da válvula de segurança e alívio é oferecer uma operação mais segura, aliviando a pressão dos sistemas em que são instalados, evitando a exposição de condições altamente perigosas e protegendo os operadores em situações de aumento de pressão e temperatura acima do esperado.