No início de novembro, a companhia mineira Vale S.A. anunciou que venderá, nos próximos seis anos, 1,1 bilhões de toneladas de minério de ferro à China.
A Vale, o maior produtor de minério de ferro do mundo, está confiante que a procura do minério por parte da China se manterá forte nos anos que estão por vir, o que garantirá que a sua meta será cumprida.
A companhia acredita que a produção na China não sofrerá uma quebra já que considera que o corte na capacidade não afetará a produção, e sim criará maior eficiência.
A Vale prevê ainda que, no futuro, novas minas virão substituir as antigas e esgotadas, o que ajudará a resolver os problemas atuais de fornecimento excessivo.
Os analistas de mercado argumentam que a confiança da Vale no futuro do mercado é nada mais que uma tentativa de justificar a sua expansão recente, especialmente no setor do aço, para tentar impulsionar a capacidade anual da companhia em 50%, para 450 milhões de toneladas, até 2018.
A Vale é uma mineradora global fundada em 1876, com sede no Brasil, que emprega mais de 200 mil pessoas nos cinco continentes.