Válvula de gaveta: parte 2

A válvula de gaveta é formada pela carcaça, pelo obturador, pelas cunhas sólida, bipartida, paralela e flexível, além de componentes como a haste, sede, anéis, caixa de selagem e bucha.

A carcaça é o invólucro externo de pressão onde estão instaladas as sedes de vedação e se posicionam a peça de fechamento e os flanges de ligação à tubulação.
O obturador é o elemento de vedação móvel. O obturador pode apresentar várias formas. O tipo de cunha Sólida (o modelo mais utilizado) é uma peça maciça, usada para trabalhos com fluidos impuros e densos, mas não apta para serviços de alta temperatura. Já a cunha Flexível possui um diâmetro menor do que o diâmetro das faces de vedação, o que possibilita a absorção de movimentos de dilatação ou contracção, compensando as tensões das tubulações a fim de reduzir o desgaste do atrito nas faces de vedação e aumentar a vida útil da válvula. O tipo de cunha Bipartida possui discos unidos, com uma esfera e soquete no meio deles, de maneira que as duas faces são livres para se movimentarem independentemente uma da outra. Oferece fechamento duplo para compensar o caso de qualquer distorção entre as faces causada por contrações térmicas. Este tipo é usado também quando o serviço é corrosivo, criogênico ou com partículas sólidas em suspensão. A cunha Paralela tem dois discos independentes e paralelos, com um dispositivo de expansão no meio que permite que gera uma melhor vedação através do autoajuste à sede. Compensa movimentos de contração e dilatação da válvula, mesmo fechada. É utilizado para líquidos e gases à temperatura ambiente e a baixas pressões. Este modelo de obturador de válvula deve ser sempre instalado na posição vertical.

A haste é o elemento que permite a translação, dando origem à abertura e ao fechamento da válvula. A integridade e a lubrificação da rosca na extremidade superior da haste são vitais para o acionamento suave da válvula e o acabamento superficial, além da concentricidade, são muito importantes para a vedação.

Nos modelos gaveta a sede é o elemento de vedação fixo e poderá possuir anéis integrais ao corpo (forma recomendada para serviços em altas temperaturas e usada em válvulas de pequenos diâmetros, difícil manutenção); anéis roscados (adequados para altas velocidades e temperaturas com fluidos muito agressivos, fácil manutenção); anéis prensados e soldados (modelo recomendado para serviços em altas temperaturas).
Outro componente deste produto é o Castelo, que é nada mais nada menos que a parte superior da carcaça, ou a tampa (também chamada bonnet). Aqui estão contidos a caixa de selagem e o suporte da bucha de acionamento. O formato do castelo varia entre oval, rectangular ou redondo. Para aceder ao interior da válvula, o castelo deve ser desmontado.

A contra-vedação é o conjunto formado por bucha de contato angular, com superfície lapidada, e super¬fície da haste de acionamento. Quando a válvula está totalmente aberta a união entre estas superfícies faz a selagem da área da caixa de vedação, possibilitando o engaxetamento da válvula pressurizada, sem implicar uma paragem do sistema.

A caixa de selagem ou caixa de gaxetas é uma das partes mais importantes de uma válvula com a função de proteger a válvula de vazamentos nos pontos onde a haste passa através do castelo e, caso se encontre defeituosa, poderá prejudicar a operação da válvula.
 
Por fim, a bucha de accionamento é o elemento que serve como fusível da válvula gaveta em caso de uso indevido, e actua como uma grande chave de válvulas. Este elemento transforma o movimento de rotação do volante em movimento ascendente e descendente do obturador (cunha).

Previous articleBMT , Endeavor Energy gets LNG contract
Next articleTwo become one: new AUMA electrical connection