As válvulas de diafragma Íris da Mucon estão há 60 anos no mercado com inúmeras variações do diâmetro do orifício da válvula entre totalmente fechada e totalmente aberta, pelo menos na versão de operação manual.
Neste período de tempo, a procura por válvulas de controlo de manuseamento e válvulas de isolamento alimentadas tem vindo a crescer, o que motivou a Mucon a desenvolver e lançar uma série de versões alimentadas da Válvula Íris, incluindo a famosa Válvula de Diafragma Íris da Série E.
A fim de controlar e monitorizar a posição destas válvulas alimentadas, é necessário equipá-las com interruptores de fim de curso de aberto e fechado e um, ou talvez dois, interruptores de posição intermédia. Os mais recentes desenvolvimentos das séries K2P e A2P de válvulas Íris melhoraram a capacidade de variação do diâmetro do diafragma com um interruptor gerador de impulso que permite ao utilizador final programar até 30 posições entre totalmente aberto e totalmente fechado.
Uma vez programado, o controlador poderá usar qualquer sinal de entrada entre 4-20mA e 0-10V para permitir o controle direto, de loop fechado, do diâmetro do orifício da válvula.
Quando este módulo de controlo é usado em conjunto com uma Válvula Íris da Mucon, o retorno de uma escala de peso poderá ser usado para fechar a válvula lentamente à medida que se aproxima do seu peso alvo. Em caso de uma siderurgia, a taxa de alimentação poderá ser controlada em tempo real, como base numa interpretação da carga do motor.
O módulo monitora ainda o binário e poderá ser programado para uma posição fechada enquanto protege o motor de danos.
Fundada em 1947, a marca Mucon fornece vários tipos de válvulas (Íris, disco, borboleta, etc.) e sondas de nível aos setores alimentar, farmacêutico, químico, plásticos, vidro e cerâmica, etc.