EUA. A multinacional Rotolok recebeu, no início de 2018, a aprovação do Departamento de Agricultura do Governo dos Estados Unidos para o fornecimento de válvulas rotativas. A licença compreende agora os processos produtivos de indústrias alimentícias, de laticínios e química.
Dado que estes segmentos necessitam de cuidados especiais em relação aos componentes e materiais utilizados, as válvulas rotativas são fabricadas em aço inoxidável 316 com polimento de 150-grit. Além do material estéril, a peça não apresenta pontos de fixação, a fim de garantir uma superfície lisa e livre de pontos de acúmulo de produto. O objetivo é evitar possíveis contaminações durante a produção.
Embora garanta que um processo seguro seja primordial, a Rotolok se preocupou em oferecer um produto de fácil manuseio que possui uma câmara com trilhos deslizantes, facilitando sua retirada do rotor. Essa medida contribui ainda para a diminuição do tempo de inatividade do aparelho, assim como de horas de trabalho necessárias para limpeza e manutenção periódica dos componentes.
Rotolok é uma empresa do Reino Unido, com filiais na África, Ásia e América, que atende as indústrias de geração de energia, química, processamento de alimentos, farmacêutica, mineração e plástico. Seus principais produtos são válvulas rotativas, válvulas de controle, desviador de transporte pneumático e outras ferramentas.