A Arca aprimorou sua renomada série Ecotrol de válvulas de controle com o tamanho nominal DN 700 (28”). Essa válvula foi especialmente otimizada para uso em aplicações anti-surto em turbocompressores, podendo também ser usada para todas as aplicações de controle que envolvam meios gasosos e líquidos.
O perfil necessário para o novo desenvolvimento foi:
• Kvs de alto coeficiente de fluxo, normalmente excedendo a capacidade de entrega do turbocompressor. Dessa forma, as quantidades de gás preso dentro dos dutos e trocadores de calor também podem ser aliviadas em um curtíssimo espaço de tempo após o desligamento seguro do compressor.
• Dimensão face a face segundo as especificações da EN 558.
• Resistência mecânica à energia convertida na válvula anti-surto e a forças mecânicas devido a flutuações de pressão ou layouts de dutos desfavoráveis.
• Valores característicos acústicos favoráveis.
• Curtos tempos de acionamento, normalmente inferiores a dois segundos para o ciclo completo da válvula de 0 a 100%.
O comprimento geral, de acordo com a EN 558, representa um desafio especial em termos de construção no caso das válvulas de controle do estilo globo, especialmente com os grandes tamanhos nominais, já que a razão do diâmetro de assento (idealmente, o mesmo do tamanho nominal da válvula) e o comprimento geral se torna cada vez mais desfavorável a medida que o tamanho nominal aumenta Por essa razão, a técnica de modelagem paramétrica usando uma ferramenta CAR inicial foi aplicada pela primeira fez para a otimização fluídica do formato da carcaça.
Nesse processo de desenvolvimento, o componente a ser construído é definido (além das condições de limite fixas, como as conexões de processo, a espessura de parede e o aro) por uma geometria variável e controlada por parâmetros. Além disso, com relação ao mercado-alvo como uma válvula anti-surto, a relaxação de um gás ideal com razão de pressão x = (p1-p2)/p1 = 0m7) e a direção de vazão ‘vazão para abertura’ foram especificadas. Em alternação constante entre a variação da geometria e a avaliação dos resultados (no caso da carcaça da válvula, o coeficiente de vazão foi determinado através de CFD), o sistema convergiu após mais de 60 variantes para uma solução ideal com um coeficiente de vazão 25% superior em comparação a um design convencional.
Em combinação com o acionador de pistão pneumático com retorno por mola associado, o qual pode ser operado em ambos modos de ação única (para melhoria significativa da dinâmica de controle ao mesmo tempo que mantém uma posição de segurança definida no caso de falha de sinais ou alimentação) ou ação dupla, essa válvula oferece uma solução técnica e economicamente ideal em diversas aplicações.