Válvulas borboleta

Brasil. Com funcionamento similar ao da válvula de esfera, a válvula borboleta é responsável por regular ou bloquear o fluxo de fluido dentro da tubulação. Esses dispositivos podem ser acionados tanto por atuadores manuais como automáticos.
Devido ao seu bom desempenho em equipamentos de combate a incêndios, a válvula borboleta é utilizada em sistemas de pressão. Outra vantagem da válvula borboleta é o fato de ser bastante versátil e resistente a condições adversas, como baixas temperaturas, podendo ser aplicada na indústria alimentícia, farmacêutica, química, refinaria, petroquímica, etc.
A característica mais importante de uma válvula borboleta é a sua rapidez de desligamento. O processo funciona em cinco passos: o disco de metal da válvula é inserido no centro do tubo; o disco fica fechado do lado ou perpendicular ao fluxo; o fluxo passa por uma queda de pressão; o disco é aberto ou fechado quando é girado; o disco de metal na haste bloqueia a passagem.
As válvulas borboleta dividem-se em quatro tipos: válvulas borboleta centradas, utilizadas para ambientes de baixa pressão; válvulas borboleta motorizadas, usadas para controlar o fluxo que percorre dentro das tubulações; válvulas borboleta pré-isoladas, com longa durabilidade e resistentes a trincas; e válvulas borboleta wafer, fáceis de instalar entre as flanges.
Previous articleProportional spool valve Ex-protection
Next articleFeatured Story – Regulating hot air with valves