Global, Brasil. As exigências crescentes quanto à documentação e otimização de processos de manutenção estão enfocando cada vez mais os componentes individuais dentro de uma planta. A Gemü, reconhecendo essa necessidade, equipou suas válvulas com chips RFID integrados. Os chips são usados não somente para a rastreabilidade eletrônica contínua, mas também para o suporte direto de manutenção.
O sistema, denominado Gemü Conexo, foi lançado em agosto de 2016. Ele é composto por válvulas com chip RFID integrado (no corpo, diafragma e atuador), dispositivo de leitura eletrônica, caneta Conexo e uma infraestrutura de TI que compreende o aplicativo Conexo para dispositivos finais móveis e o servidor Conexo, que funciona como um banco de dados central para o operador.
Esta interação permite que o técnico de manutenção acesse na válvula a informações atualizadas, por exemplo, descrição da válvula, instruções, relatórios de teste ou informações de manutenção. Para isso, não é necessária nenhuma conexão online; os dados são salvos em um dispositivo final móvel.
O sistema Conexo oferece também grandes vantagens para os processos de manutenção durante a operação. A documentação de manutenção é processada eletronicamente pelo aplicativo Conexo. O técnico de manutenção é orientado ao longo dos processos de manutenção, podendo registrar a avaliação de peças de desgaste eletronicamente e verificá-las via documentação fotográfica.
Todos os dados são registrados e processados eletronicamente de forma organizada e simples, seja para o ambiente SCADA ou para o sistema ERP do cliente. O portal Conexo pode ser usado para a análise do histórico de sites de mídia operacionais, mesmo entre plantas. Isso permite que os intervalos de manutenção sejam adaptados de maneira ideal.
A GEMÜ é um fabricante de válvulas, componentes de automação e produtos para tubulações que atua desde 1964 na área do controle de fluidos de processo. A companhia está representada em 53 países espalhados por todos os continentes. Os seus produtos são fabricados principalmente na Alemanha; no entanto, também são fabricados produtos específicos em países como a Suíça, China, Brasil, França e os Estados Unidos.